NEFROLITURETEROSCOPIA (URS)

Ureteroscopia (URS) é usada para tratar pedras no rim e ureter. URS envolve a passagem de uma câmera muita pequena, chamado ureteroscópio, passando na bexiga, até o ureter e no rim. Ureteroscópios rígidos são usados ​​para pedras na parte inferior do ureter perto da bexiga. Ureteroscópicos flexíveis são usados ​​para tratar pedras no ureter superior e nos rins. 

O ureteroscópio permite ao urologista ver a pedra sem fazer uma incisão (corte). Uma vez que o urologista vê a pedra com o ureteroscópio, um pequeno cesto dispositivo pega pedras menores e as remove. Se uma pedra é muito grande para remover em uma peça, pode ser dividido em peças menores com um laser ou outras ferramentas de quebra de pedra. 

Uma vez que a pedra foi removida no todo ou em pedaços, seu médico pode colocar um stent temporário em seu ureter. Um stent é um pequeno tubo de plástico rígido que ajuda a manter o ureter aberto para que a urina possa drenar do rim para a bexiga. 

Em algumas situações, você pode ir para casa no mesmo dia após o procedimento e pode começar atividades normais em 2 a 3 dias. Se o seu urologista fizer a instalação de um stent, ele irá removê-lo 4 a 10 dias depois. As vezes uma corda é deixada no final do stent para que você possa removê-lo por si só. É muito importante que o stent seja removido quando seu urologista lhe disser. Deixando o stent por muito tempo períodos podem causar uma infeção e perda da função renal.


PERCUTANEA (PCNL)

A nefrolitotomia percutânea (PCNL) é a melhor tratamento para grandes pedras no rim. Anestesia geral é necessário para fazer um PCNL. PCNL envolve fazer uma pequena incisão na parte de trás ou lateral, o suficiente para permitir a passagem de uma câmera chamada nefroscópio direto ao rim onde a pedra está localizada.

Um instrumento passado pelo nefroscópio quebra a pedra e extrai as peças. A capacidade de limpar as pedras fazem do PCNL a melhor opção de tratamento para grandes pedras. Após o PCNL, um tubo é geralmente deixado no rim para drenar urina em um saco fora do corpo (saco de nefrostomia). Este também ajudará a parar qualquer sangramento. O tubo é deixado durante a noite ou por alguns dias.

Existe a possibilidade de alguns fragmentos de pedra permanecerem. Se houver estes fragmentos, pode ser necessário outro procedimento para a limpeza total. Este procedimento permite realizar atividades normais após cerca de 1 a 2 semanas.